quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Não serve mais. O que fazer?


Durante a gestação, é uma delícia montar o enxoval do bebê e comprar um monte de roupas, acessórios, brinquedos e tantos outros itens necessários para os cuidados com os pequenos (cadeirinha, carrinho, tapetes, mantas, cueiros etc). O problema é que muitas coisas são usadas por um curto período de tempo, e as roupas são perdidas tão rápido que muitas vezes ficam novinhas ou nem são usadas, em alguns casos.
Com o crescimento da criança, começam a chegar os milhares de brinquedos, livros e outros artigos que se tornam necessários, e os espaços na nossa casa vão ficando cada vez menores para dar conta de tanta coisa.
Se você não pretende ter mais filhos ou ainda se não vai aproveitar o que já tem com o próximo, é preciso dar um destino para as coisas que já não usa mais. Mas o que fazer com tudo isso? Nós buscamos algumas dicas bem legais e até lucrativas sobre como se desfazer das coisas que não usamos mais e resolvemos dividir com vocês.
Quem tiver mais alguma dica também, deixe nos comentários que a gente adora.

Doar - Umas das coisas mais simples é doar o que está sem utilidade na nossa casa, seja para as amigas ou algum parente que terá um novo bebê, ou para uma família carente ou ainda para uma instituição. Ainda ajudamos a estimular a solidariedade em nossos filhos. E nunca é demais lembrar que os itens doados devem estar em bom estado de conservação. Nada de coisa rasgada, quebrada, manchada ou suja. Antes de doar, pense que se não serve para nossos filhos, não serve para os dos outros. 

Vender - Existem muitos brechós (online e loja física) que vendem produtos e roupas pouco usados ou novos. Na internet, normalmente, o processo é bem simples. Você cria uma lojinha online, tira foto do que você vai colocar a venda e depois que o produto é vendido, você precisa colocar nos Correios ou combinar uma outra forma de entrega. Ou se preferir, pode procurar um brechó perto da sua casa e ir negociar diretamente as peças. Normalmente, é preciso pagar uma parte do valor da venda para estes lugares. Ou ainda uma outra opção é você mesma organizar um bazar, o que vai dar um pouco mais de trabalho, mas o lucro será todo seu.

Trocar - Outra prática sustentável de consumo é a troca, ou seja, pegar uma roupa ou brinquedo que seu filho não usa mais e trocar com alguém por outra coisa que pode ter alguma utilidade para você neste momento. Existem sites e grupos no Facebook onde é possível fazer este movimento. Basta procurar um na sua cidade.

Emprestar - Outra prática sustentável indicada para quem ainda pensa em ter outro filho é emprestar as coisas para amigas ou parentes que esperam a chegada de um bebê. Depois que ela não estiver mais usando te devolve ou empresta para outra pessoa. Com isso, você não se desfaz do produto, mas libera espaço em casa enquanto ainda não precisa dele.

Para facilitar a sua vida, selecionamos alguns endereços na internet onde é possível vender, comprar, doar ou trocar os produtos que o seu filho já não usa mais. Confira e aproveite!

Espichamos - Além de vender, trocar e comprar de forma segura, você pode doar o que não usa mais para quem precisa. https://espichamos.com/ 

Segunda mãozinha - Aqui você encontra brechós infantis próximos a você e pode comprar online em lojinhas de todo o Brasil. http://www.segundamaozinha.com/ 

Ficou Pequeno - Um site para comprar e vender roupas, sapatos, brinquedos e acessórios quase novos ou nunca usados para bebês, crianças e mamães. http://www.ficoupequeno.com/ 

Enjoei - site para comprar e vender roupas, sapatos, brinquedos e acessórios semi-novos ou nunca usados para bebês, crianças e adultos. https://www.enjoei.com.br/categoria/kids 

Roupa Livre - O movimento Roupa Livre conecta iniciativas e pessoas que se propõe a praticar um consumo sustentável através de bate-papos, workshops, oficinas, bazar e o que mais der na telha. http://www.roupalivre.com.br/ 

Quintal de Trocas - É um site que permite a troca de brinquedos, jogos, livros e fantasias entre crianças, através de um mecanismo fácil e seguro criado especialmente para este fim. http://www.quintaldetrocas.com.br/

Um comentário:

  1. Recomendo a Mamu Baby
    A Mamu Baby é uma loja de roupas e acessórios infantis que trabalha com a numeração de 0 a 10 e tem como principal objetivo VESTIR e CUIDAR com ECONOMIA.

    Idealizada com base no conceito "clothing swaps", já bastante disseminado em alguns países, na Mamu Baby além de comprar PRODUTOS NOVOS você pode TROCAR produtos infantis USADOS que se encontram em EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. Aqui seu PRODUTO USADO é utilizado como FORMA DE PAGAMENTO na compra de OUTROS PRODUTOS, sejam eles NOVOS ou SEMINOVOS, e você ainda tem a garantia de que todos os produtos à venda foram submetidos a um rigoroso controle de qualidade.

    Rua Paranapanema, 38 - Vila Alzira - Santo André - SP
    www.mamubaby.com.br

    ResponderExcluir