quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Exercícios físicos na gravidez


Foto Divulgação

O conceito de que grávida não pode fazer atividade física está mais que ultrapassado. Exercícios físicos são recomendados a todos, especialmente, para grande parte das gestantes, trazendo benefícios não só para a mamãe, como também para o bebê. A prática reduz o risco de complicações obstétricas, ajuda no controle da pressão arterial, gera maior controle de ganho de peso da mãe e atua positivamente no estado psicológico, diminuindo a incidência de depressão e estresse. Os exercícios, quando executados corretamente, também ajudam a conter as mudanças no corpo que acontecem durante a gestação, como os problemas posturais, inchaço, entre outros.

“Eu sou uma prova de que atividade física faz muito bem durante a gestação. Sempre fiz exercícios e continuei com a minha rotina durante a gravidez, tomando alguns cuidados, claro, como controlar os batimentos cardíacos, e evitar alguns exercícios e movimentos. Fiz aula de alongamento, musculação e também exercícios funcionais. Corri até os seis meses e, quando não aguentei mais, passei a caminhar. Fiquei super bem e disposta, meus exames eram sempre ótimos e ajudou muito no meu parto normal.” – Dânae, mãe do Caio de 1 ano.

Mas não é porque é bom, que devemos exagerar. A gravidez exige da mãe um estilo de vida ativo e saudável, e de fato não é uma doença, mas exige sim, cuidados mais que especiais. Afinal, o seu corpo está gerando uma nova vida, e isso é bastante complexo a nível biológico e temos que respeitar esse processo. Portanto, as mulheres que já praticam exercícios físicos deverão curtir uma nova forma de “malhar”. É importante fortalecer a musculatura, que vai trazer muitos benefícios para o corpo, mas o foco não deve ser a estética. Em alguns casos, o acompanhamento emocional por profissional é necessário, pois mudar uma rotina de treinos pode não ser tão simples para as mamães "atletas" e todo cuidado é pouco.
Para saber qual atividade se encaixará melhor na sua rotina e no seu estilo de vida e executar os exercícios de maneira correta, é importante consultar um profissional especializado. É aí que entra o Personal Gestante, um profissional preparado para observar todos os aspectos que envolvem uma gestação saudável. Ele conta com uma rede de apoio multidisciplinar, formada por nutricionistas e psicólogos, que atenderão as gestantes de maneira integral.

Quem acompanhou o quadro Mamãe Gentil, no Esporte Espetacular, viu um pouco do que é esse trabalho. Em cada episódio, a apresentadora mostrava sua rotina de exercícios, alimentação e cuidados para ter uma gravidez o mais saudável possível. Nós, do Mães All Time, conversamos com uma das profissionais que acompanhou de perto a rotina de exercícios da Fernanda durante o programa, a Personal Gestante Roberta Gabriel, para falar sobre a importância de praticar uma atividade física e os cuidados durante a gestação. Confira!

Foto Divulgação

Como começou o trabalho de personal gestante? Em que ano?
O meu interesse pelas gestantes começou quando fui fazer o curso de Enfermagem e Obstetrícia na UFRJ. Lá, me deparei com uma realidade que me assustou muito. Como sempre fui ligada a uma vida saudável e ativa, resolvi ir para Educação Física já com esse sonho, de ajudar as mulheres grávidas a ter mais saúde e bem-estar. Me formei grávida do meu primeiro filho e ali tudo começou. Eu fui o meu próprio laboratório! Em 2008, comecei com minha própria gestação e em 2010 iniciei meus atendimentos para outras mães grávidas!   

Qual a importância de ter um personal gestante acompanhando a gestação?
Ter a segurança de que estará cuidando do seu bem-estar e da sua saúde e de seu bebê com um profissional que sabe respeitar a necessidade de cada fase gestacional.  

O que os exercícios durante a gestação ajudam a prevenir? 
Doenças próprias desse período como a diabetes e a hipertensão (pré-eclâmpsia); dores nas costas (principalmente lombar); surgimento de dor e lesão nos punhos, ombros e quadris; diminuição do inchaço; incontinência urinária e constipação intestinal.  

Quais são as principais preocupações das mamães?
Controle de peso para uma vida saudável. Quando equilibramos e controlamos esse ganho de peso, conseguimos evitar também patologias próprias do período gestacional, como a diabetes e prevenido o surgimento de desconfortos provenientes da alteração postural e do ganho de peso excessivo, como as dores lombares.  

Quais são os exercícios mais recomendados?
Os exercícios devem ser recomendados de acordo com a individualidade de cada mulher, tanto de condicionamento físico quanto de condição obstétrica. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Temos que parar com esse conceito de que gestante só pode fazer isso ou aquilo. Cada caso é um caso! E cada mulher tem perfil para uma atividade diferente! O que recomendo a todas as grávidas é a Ginástica Pré-Natal, que consiste num conjunto de exercícios próprios para promover a saúde feminina, assoalho pélvico, abdômen, quadril, e a são focados no fortalecimento para os cuidados com o bebê e na volta da barriga!  

Quando os exercícios devem começar? E quando é o momento de parar?
Depende. Atualmente, muitos obstetras liberam suas clientes a praticar exercícios desde a descoberta da gestação. Outros são mais conservadores e preferem manter o repouso até 12 semanas (3 meses), mesmo sendo uma mãe ativa! E, para a interrupção das atividades, a conduta médica também não é única. Em alguns casos, libera-se até o dia do parto, em outros paramos com 37-38 semanas. O mais importante é respeitar o que o médico definir.

Foto Divulgação

2 comentários:

  1. Também corri até o seis meses na minha primeira gravidez, além de nadar e fazer pilates para grávidas e foi ótimo para passar o tempo mais rápido! Na segunda confesso que não tive essa disposição... meu filho consome toda minha energia e um pouco mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Paula! Nosso blog, como pode vê, é escrito por mim (Dani Campos) e pela Dânae Mazzini. Durante a minha gravidez não pude correr por questões de dores na coluna. Mas fiz pilates e musculação até o último dia de gestação :). Sempre pratiquei exercício físico e durante a gravidez não seria diferente. Ao sétimo mês minha obstetra diagnosticou que eu estava perdendo líquido e pediu que eu diminuísse o ritmo de exercício. Hoje minha filha está com 3 anos e pratico pilates e musculação três vezes por semana. Beijo

      Excluir