quinta-feira, 28 de maio de 2015

Museu para bebês

Se você achava que museu não é lugar para levar bebês, está muito enganado. O Museu Internacional de Art Naif do Brasil (MIAN), no Cosme Velho (Rio de Janeiro), é o primeiro no Brasil a oferecer uma programação regular voltada para os pequenos, é o projeto Naif para Nenéns. O objetivo é estimular o contato com a arte desde cedo e proporcionar um momento lúdico e agradável.
São seis sessões por mês, sendo três horários voltados para bebês de colo e engatinhantes, de três meses a 1 ano,  e três horários para bebês já caminhantes, de até 3 anos. A cada mês, o Naïf para Nenéns apresenta um tema diferente e a equipe de arte-educadores escolhe uma obra a partir da qual são desenvolvidas as atividades.


A visita dura cerca de 30 minutos. É bem rapidinha. Tudo começa na varanda, onde fica um tapete com várias almofadas e brinquedinhos para as crianças interagirem. Ali, a equipe explica um pouco sobre o museu e o projeto. Em seguida, os visitantes são convidados a conhecer as obras, que são bem coloridas e chamam atenção dos pequenos. Depois tem um outro espaço para atividades de estimulação sensório-motora, com músicas, objetos, instrumentos e brinquedos, que dialoguem com as obras de arte.
Nós, do Mães ALL Time, levamos nossos filhos no início de maio e gostamos bastante. 
"Foi a primeira vez da Sofia no museu e a experiência foi sensacional. Ela curtiu cada atividade e interagiu bastante com as outras crianças e o tema abordado. A única coisa que “chateou” a pequena Sofia foi não ter atividade de pintura, recorte e colagem." - Danielle, mãe da Sofia de 2 anos e 9 meses 


"O Caio curtiu muito ver as obras, especialmente as bolas penduradas no teto e os quadros bem coloridos. Foi uma pena que na hora da atividade ele já estava com muito sono e não aproveitou tanto." - Dânae, mãe do Caio de nove meses

O museu tem um estacionamento bem pequeno para carros. Por isso, o ideal é ir de taxi ou transporte público. Lá tem microondas para aquecer papinhas ou mamadeiras, banheiro com trocador e cantinho para amamentação (lembrando que as mães podem se sentir à vontade para amamentar seus nenéns em qualquer lugar do museu). O Da Cozinha Café, que fica no jardim do MIAN, é uma ótima opção para café da manhã, lanche ou almoço com receitas preparadas a base de produtos orgânicos.
Se interessou? O primeiro passo para levar o seu bebê é se inscrever. O museu disponibiliza a programação de cada mês no site e na fanpage com antecedência. É preciso ligar no mesmo dia que abrir as inscrições, caso contrário, você não consegue porque a procura é grande e só são permitidos 16 bebês por visita. Acesse o site para mais informações http://www.museunaif.com/para-familia/naif-para-nenens


Programação Naif para Nenéns  (3 meses a 1 ano)
Mês: Junho
Dia / Horários: 13/06, sábado, às 9h30 – 25/06, quinta-feira, às 9h30 – 27/06, sábado, às 9h30
Tema: Fazenda
Obra do Mês: Domingo no campo (1995), de Barbara Wikle (Estados Unidos)
Atividade: Conhecendo os animais da fazenda e seus sons
Início das Inscrições: 02/06

Programação Naif para Nenéns +1 (até 3 anos)
Mês: Junho
Dia / Horários: 13/06, sábado, às 11h – 27/06, sábado, às 11h
Tema: Fazenda
Obra do Mês: Domingo no campo (1995), de Barbara Wikle (Estados Unidos)
Atividade: Quebra-cabeças gigante de animais da fazenda , feitos a partir de caixas de papelão.
Início das Inscrições: 02/06

Serviço
Duração: 30 minutos de atividade mediada + livre visitação
Capacidade: até 16 bebês por visita
Inscrições antecipadas: (21) 2225-1033 (de terça a sexta, de 10h às 16h)
Valor: R$20,00 por bebê (o acompanhante tem gratuidade). Se quiser levar outro acompanhante, paga o valor da bilheteria R$12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário