quinta-feira, 21 de maio de 2015

O Plano de Parto


Independente do tipo de parto que você terá, cesárea ou normal, é muito importante que você faça e discuta com sua obstetra um plano de parto. Mas o que é isso?
O plano de parto é um documento (pode ser uma carta ou uma lista) onde você relaciona tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto, isto inclui onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar, o que você permite ou não que façam com seu bebê etc.
Acho que a função mais importante do plano de parto é permitir que a gestante tome consciência de tudo que envolve o parto, que conheça todos os procedimentos possíveis e que reflita e debata com o médico a aceitação deles ou não.
Embora seja uma manifestação dos seus desejos, não significa que é uma lista de obrigações a serem cumpridas pela equipe médica. Até porque muita coisa pode acontecer inesperadamente na hora. Mas é uma forma dos envolvidos no parto conhecerem os desejos da mãe e também estimula a mulher a estar mais bem preparada a conversar com os profissionais sobre suas escolhas e prioridades, até para saber se você se identifica ou não com aquela equipe.
Para mim (Dânae) foi extremamente importante fazer um plano de parto. Mesmo tendo lido muito sobre o assunto, eu desconhecia alguns procedimentos que eram realizados normalmente, como colocar nitrato de prata ou não no olho do bebê, administrar vitamina K, entre outros. Eu imprimi a lista e, antes de preencher, fui pesquisar sobre os pontos que eu desconhecia e levei para tirar todas as dúvidas com a minha médica e com a anestesista da equipe do meu parto. E foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Com todas as informações, eu pude escolher as melhores opções pra mim e para o meu bebê, dentro do que fosse possível, e a médica também soube o que eu considerava melhor. Isso também me fez sentir muito mais segura para tomar uma decisão ou para questionar algo que eu não achava certo, mesmo sendo uma decisão médica.
Por todas essas vantagens que ele teve para mim, divido aqui com vocês o modelo que eu segui e se eu puder ajudar com alguma dúvida, sintam-se à vontade para perguntar.


Modelo de plano de parto
Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Listamos nossa preferência em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.
Trabalho de parto
Você quer a presença de pessoas durante o parto?
( ) sim  ( ) não

Quem você quer presente durante o parto?
_____________
Você quer tricotomia (raspagem  dos pelos pubianos)?
( ) sim ( ) não
Você quer enema (lavagem intestinal)?
( ) sim ( ) não
Você quer perfusão contínua de soro?
( ) sim ( ) não
Você quer água e sucos enquanto forem tolerados?
( ) sim ( ) não
Você quer perfusão contínua de ocitocina?
( ) sim ( ) não
Você quer escolher a posição em que quer ficar?
( ) sim ( ) não
Você quer fazer caminhadas?
( ) sim ( ) não
Você quer uso ilimitado de banheira ou chuveiro?
( ) sim ( ) não
Você quer monitoramento fetal contínuo?
( ) sim ( ) não
Você quer que a bolsa seja rompida artificialmente?
( ) sim ( ) não
Você quer analgesia?
( ) sim ( ) não ( ) apenas se solicitado
Parto
Qual posição você prefere?
( ) deitada ( ) cócoras ( ) semissentada ( ) a que me sentir melhor
Você gostaria de ser guiada, na hora de fazer força?
( ) sim ( ) não
Você quer epistomia (corte no períneo)?
( ) sim ( ) não
As luzes da sala de parto devem ser apagadas na hora do nascimento?
( ) sim ( ) não
O bebê deve ser colocado no peito logo após o nascimento para mamar?
( ) sim ( ) não
Quem cortará o cordão umbilical?
( ) pai ( ) médico
O bebê deve ficar no quarto com você o tempo todo, a não ser que você solicite a retirada dele?
( ) sim ( ) não

Em caso de cesárea
Você quer ser sedada durante o parto?
( ) sim ( ) não
Você prefere esperar pelo trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea?
( ) sim ( ) não
Você quer a presença de pessoas durante o parto?
( ) sim ( ) não
Quem você quer presente?
_______________________
Qual tipo de anestesia você prefere?
( ) peridural ( ) raquidiana
Você quer que o campo seja abaixado durante o parto?
( ) sim ( ) não
As luzes da sala de parto devem ser reduzidas?
( ) sim ( ) não
Você quer que suas mãos fiquem livres durante o parto?
( ) sim ( ) não
O bebê deve ser colocado no peito logo após o nascimento?
( ) sim ( ) não
Você quer que o bebê fique com você durante a sutura?
( ) sim ( ) não

Cuidados com o bebê
O nitrato de prata e antibióticos oftálmicos devem ser aplicados?
( ) sim ( ) não ( ) apenas se necessário
Você quer administração de vitamina K oral?
( ) sim ( ) não
Você quer amamentação sob livre demanda?
( ) sim ( ) não
Você autoriza o uso de água glicosada, bicos ou outros ao bebê?
( ) sim ( ) não
Você autoriza que as enfermeiras troquem ou deem banho no bebê?
( ) sim ( ) não

Quem pode trocar e dar banho no bebê?
____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário