quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Hora de tirar a chupeta




Por Danielle Campos 

Adiei por um tempinho o início do processo de “deschupetização”. Felizmente, prolongar esse momento não foi comprometedor para a dentição dela.

Durante 2 anos e 5 meses a chupeta foi o “sonífero” da Sofia e o fato de ter que tirar esse objeto que ela usou tanto tempo me deixou bem preocupada.

Após a primeira consulta a dentista, ela me alertou que Sofia deveria deixar a chupeta antes de completar 3 anos. Por que esse prazo? Para não prejudicar a arcada dentária dela. Saí da consulta com o peito cheio de coragem e pensando em qual método usaria para retirar a chupeta sem deixar traumas na minha filha.

Como consegui?

Primeiro de tudo, reduzi o uso durante o dia. Só oferecia a chupeta na hora do soninho. Depois disso, foi a vez de criar uma história dramática para que ela deixasse a chupeta de vez. Estava indo para a casa da minha mãe, em Niterói, e no caminho comecei a contar uma história de princesas e no meio coloquei a bruxa má. Eu disse que os dentes das princesas eram bonitos porque elas não usavam chupetas, já eram grandes. Elas só usavam quando eram bebezinhas. A bruxa má tinha dentes horríveis porque desobedeceu a mamãe e não largou a chupeta. Aí lancei o desafio: filha, o que acha de jogarmos a chupeta fora pela janela do carro? Ela topou na hora e passou o dia inteiro sem pedir a chupeta. Mas, na hora de dormir, começou o drama. Mas, foram só dois dias de choradeira e aí passou. Confesso que no primeiro dia quase desisti e dei a chupeta. Mas minha mãe estava do meu lado e me deu forças. Segui em frente! Hoje, a Sofia conta de forma tranquila como deixou de chupar a chupeta. Isso me mostra que realmente foi um processo tranquilo e sem traumas.

Um conselho: não adianta deixar para depois. Uma hora você vai precisar tirar e, quanto mais adiar, o sofrimento será maior.

Como está o processo por aí? Foi tranquilo? Está difícil? Deixe um comentário e ajude outras mães a criarem coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário