terça-feira, 23 de junho de 2015

7 coisas que acontecem no puerpério


Antes de ser mãe, a gente não faz ideia de como seja o pós parto e principalmente o que acontece com nosso corpo depois que o bebê nasce. Claro que, assim como a gravidez, cada mãe terá o seu próprio puerpério. Tudo depende do organismo, tipo de parto, recuperação, entre outros. Listamos algumas mudanças bem comuns que acontecem no corpo nessa fase para ajudar quem está passando por isso a não entrar em pânico. Ah, e listamos o que se pode fazer para se sentir melhor.

1) Cabelo
Prepare-se, seu cabelo vai cair e muito. Se na gravidez você sentiu que os fios ficaram mais fortes e brilhosos, no puerpério acontece justamente o contrário, especialmente por conta da amamentação, das oscilações hormonais e do estresse do pós-parto. É super normal que seu cabelo passe a cair consideravelmente até cerca de 4 meses depois que o bebê nasce. A gente pensa que vai ficar careca, mas depois de um tempo, tudo volta como era antes da gravidez. E, se não voltar, consulte um dermatologista.

2) Sangramento
Um corrimento vaginal parecido com a menstruação ocorrerá entre 20 e 30 dias depois do parto. Ele começa bem vermelho e vai perdendo a cor aos poucos. Se o sangramento não melhorar com o tempo, é bom consultar o seu médico.

3) Barriga
Depois de quase 10 meses esticando e crescendo, não espere que sua barriga vai simplesmente sumir depois que o bebê nasce. Além do inchaço normal causado pelo útero que ainda está dilatado e pela retenção de líquido, a barriga fica flácida, cheia de pele. Também pode acontecer da tonalidade da pele ficar escura, como se tivesse suja. Mas, calma, as coisas vão voltando para o seu devido lugar aos poucos. Tudo depende do tempo de recuperação de cada organismo e da memória que o seu corpo traz consigo.

4) Peso e inchaço
Durante a gravidez a gente ganha alguns bons quilos. O normal é até 12 kg, mas a gente sabe que nem sempre é possível cumprir esta meta. E depois que o bebê nasce, existe uma cobrança da sociedade e nossa também para que todos aqueles quilos excedentes sejam eliminados num piscar de olhos. A gente perde um peso considerável depois do parto, mas dificilmente é possível eliminar tudo em pouco tempo. Claro que tem gente que consegue e também é normal. Não devemos achar que só porque a pessoa volta ao seu peso rápido, está fazendo dietas malucas ou passando fome. Mas, na maioria dos casos, o corpo costuma levar tempo para voltar a sua antiga forma. A amamentação ajuda muito a queimar calorias e depois de ter alta do médico, é bom aproveitar a licença para praticar uma atividade física. Mas não vale nenhuma dieta maluca, é importante comer de forma saudável para a amamentação e para ter energia.

5) Pele
Algumas pessoas sofrem com problemas na pele, especialmente do rosto. Podem aparecer espinhas ou a pele ficar mais sensível. As olheiras também farão parte da sua vida nesta fase.

6) Seios
Depois do parto, os seios ficam muito inchados e doloridos e podem rachar ou ferir com a amamentação. Esse processo pode ser muito dolorido para algumas mulheres, mas também melhora com o tempo.

7) Emoções
No puerpério as emoções ficam a flor da pele. A oscilação hormonal misturada com todo o estresse e preocupação dos cuidados do recém-nascido e com o cansaço das poucas horas de sono se tornam uma bomba relógio prestes a explodir. Chorar a toa, angústia, nervosismo, vontade de sair correndo, tudo isso é normal. Mas é preciso tomar cuidado com a depressão pós-parto, que é mais comum do que a gente imagina. Se estiver com tristeza e desânimo permanente, o ideal é procurar um especialista.

Dicas para se sentir melhor
  • Descanse e relaxe sempre que puder, especialmente, nos momentos de sono do seu bebê;
  • Se tiver uma pessoa de confiança, peça.ajuda, especialmente nas tarefas de casa. Foque a sua energia no bebê;
  • Não afaste o seu companheiro. Mantenha-o por perto e convide-o a partilhar as tarefas que envolvem cuidar do bebê;
  • Controle as visitas e imponha algumas regras, sem receio ou sentimentos de culpa. É fundamental manter um ambiente tranquilo e privado para que todos possam se adaptar às novas rotinas e descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário