quinta-feira, 18 de junho de 2015

Chegou a hora do desfralde





Quando é hora de tirar a fralda? Qual a melhor maneira para fazer o desfralde? A escola deve ajudar? Essas são algumas dúvidas que surgem na cabeça dos pais quando a criança começa a crescer. Esse é, sem dúvida, um dos grandes marcos do desenvolvimento infantil. É também um grande desafio para os pais.
“O desfralde da Sofia começou quando ela tinha 2 anos e 2 meses com a ajuda da escola. Na época as professoras me disseram que a dica era ter tranquilidade, paciência e que todos os envolvidos nessa transição deveriam colaborar de maneira bastante positiva e funcional. O início é recheado de “escapadas” de xixi e, como consequência, um varal repleto de mini calcinhas. Graças a Deus rsrsrs nenhum xix no meu sofá. Após 15 dias de processo escola e casa, a Sofia pediu para ir ao banheiro sozinha. A escola ajudou muito e um livro chamado “o que tem dentro da minha fralda” também. O segredo é acreditar que eles são capazes e lembrar que todos nós também já passamos por isso. Hoje a Sofia está com 2 anos e 10 meses e já desfraldou completamente. À noite, principalmente nos dias mais frios, ela faz xixi na cama. É raro, mas acontece. Providencie uma capa impermeável para o colchão”.
Está sem coragem para começar o processo com o seu filhote? Não fique! Não adie! Separamos algumas dicas que podem ajudar bastante as mamães que estão nesse momento de transição.

Providencie o equipamento certo!
A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. Aqui em casa funcionou super bem! Como a Sofia ama princesas, fiz questão de comprar um bem rosa, bonito e até hoje faz o maior sucesso por aqui. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita a operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho no começo. Você pode guardar essa opção para quando ele já estiver bem treinado.

Calcinhas e cuecas divertidas
Compre calcinhas ou cuecas bem legais, com personagens que eles adoram e mostre, uma a uma, dizendo que agora usarão essas peças porque (no meu caso) ela já é uma menina grande e agora pode usar calcinha igualzinha a mamãe!

Deixe-os aprender pela imitação!
Deixe que seus filhos vejam você e seu marido fazerem xixi. No caso dos meninos, eles notarão que há diferenças no jeito de urinar.

Ajude seus filhos a se acostumarem com o penico!
Mostre a eles que o penico é deles. Deixe-os sentarem lá de roupa e tudo, se quiserem. Depois, com calma, sugira que eles experimentem sentar sem as roupas. Não force, só incentive com bom humor. Caso seu filho se recuse a se sentar no penico, brinque com um boneco ou um bichinho de pelúcia, colocando-o lá e finja que ele está fazendo xixi.

Crie uma estragégia para o desfraldamento
Decida se fará a retirada da fralda gradualmente ou de uma só vez. Eu, fiz de uma vez, porque acho que poderia confundir a cabecinha da Sofia usar calcinhas e, às vezes, fraldas. Especialistas dizem que tirar a fralda de uma vez pode agilizar o processo, mas você tem que se preparar para um grande número de escapes. A situação ideal para fazer isso é no calor, de preferência quando você for passar bastante tempo em casa, sem grandes compromissos.

Pergunte
De três em três horas pergunte se criança está com vontade de fazer xixi. Não espere que ela peça para ir ao banheiro no começo do desfralde!

Retire primeiro a fralda diurna
Muitas mães gostam de tirar as fraldas diurna e noturna de uma vez só, o que às vezes dá certo. Porém, alguns especialistas indicam que a fralda diurna seja retirada primeiro, pois, durante o dia, os pais sempre acompanham as crianças e podem conversar com elas e receber o pedido para ir ao banheiro. Quando as crianças já têm o controle diurno e já estão conseguindo ficar com a fralda seca à noite, podemos tentar fazer esta retirada. Realmente, o processo fica um pouco mais longo, porém, não é tão dolorido para as crianças!

Festeje!
É muito importante você demonstrar sua felicidade ao ver seu filho fazendo as necessidades fisiológicas no peniquinho! Isso o motivará a repetir o processo, já que ele conseguiu cumprir o objetivo e deixou os pais tão felizes! Seja lúdica: no começo, dê tchau para o xixi junto com ele, antes de dar a descarga. Isso tornará mais leve o processo e fará com que ele queira sempre esta brincadeira!

Paciência, paciência e mais paciência!
Os xixis e cocôs escaparão Tenha isso em mente! Não espere que, de um dia para o outro, seu filho saia falando que quer ir ao banheiro. Tenha paciência e persistência! Não desista e volte atrás a cada escapada! Todo o esforço pode ser em vão e o processo atrasar meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. Quando isso acontecer, peça que da próxima vez ele avise quando estiver com vontade de ir ao banheiro. Segure a bronca! E, principalmente, incentive-o a fazer o certo, eles precisam de ajuda e apoio dos pais para aprenderem e vencerem mais uma etapa da sua vida!

* Dica extra de livro:
Alguns livros incentivam os pequenos no desfralde! Na escola da Sofia a professora usou “O que tem dentro da minha fralda?”, e eu e ela amamos! Tenho certeza de que ajudará neste processo! Experimentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário