terça-feira, 2 de junho de 2015

Sling para bebês

Quem tem um bebê sabe que, em alguns momentos, carrega-lo não é uma tarefa simples. Ao usar carrinho, percebemos como a cidade é despreparada para acessibilidade com calçadas estreitas, carros estacionados no caminho, escadas ou elevadores apertados. Quando levamos no colo, muitas vezes precisamos das mãos livres para segurar uma bolsa, ou a mão do filho mais velho.
Seja qual for o seu problema, é preciso ter uma forma prática, segura e confortável de carregar o seu bebê. Para isso, indicamos um Baby Sling, tipos de carregadores feitos de pano. Além de ser uma ótima opção para levar o seu bebê, também é bom para acalmá-lo, porque dentro do sling eles têm uma sensação de aconchego parecida com o útero materno. Mas qual escolher? Onde comprar?
Cada um tem as suas próprias vantagens ou características específicas que o tornam mais indicado para uma determinada situação. Por isso, o primeiro passo é conhecer os diferentes tipos pra você optar pelo que mais atenderá às suas necessidades.

Sling de Argola - Ring Sling
Um pedaço de tecido de mais ou menos 2 metros que passa por sobre o ombro e o lado oposto da bacia e se ajusta com 2 argolas. De algodão 100% (tricoline de alta qualidade), com aproximadamente 2,20 comprimento x 0,70 cm de largura. As argolas devem ser de alumínio (geralmente importadas) ou nylon injetado e sem emendas.


Wrap Sling - Pano Carregador
Um pedaço de tecido de por volta de 5 metros, que se amarra ao redor do corpo da pessoa que carrega. As medidas precisam ser 5 metros de tecido x 0,60 de largura (aproximadamente). O tecido ideal deve ser de: PV  (poliviscose) ou algodão para uso diário e para uso eventual ou na praia/piscina em dryfit (sendo o dryfit 100% poliamida). Existem outros tipos de tecidos importados, como a sarja cruzada, porém com pouca disponibilidade no Brasil. Os tecidos elásticos NÃO SÃO INDICADOS para Slings, pois cedem com facilidade ao peso do bebê, causando danos a saúde do bebê e da mãe.


Pouch Sling - Bolsa ou Rede
É basicamente uma rede de tecido, dobrado no meio, o que cria uma espécie de bolsa para o bebê. Slings feitos sob medida  em 100% algodão, podem ser em tricoline ou malha de algodão com o mínimo de 0,60 cm de largura. Podem ser feitos em dryfit de poliamida para uso exclusivo na água (praia/piscina). Os pouchs não devem ser usados por mais de uma pessoa, apenas a pessoa que for carregar o bebê. Deve existir uma costura firme para garantir a segurança do bebê.


Canguru - Tipo Mochila
Estes carregadores funcionam como uma mochila, com alças sobre os dois ombros e uma alça na cintura. Pode seu usado de frente, lado e atrás e mantem o bebê sentado em todo caso.


Kepina – uma faixa que deve ser em algodão 100% ou em PV (poliviscose) com aproximadamente 1,50 cm de comprimento x 0,60 cm de largura e deve ser usada com nó específico de regulagem.



Mei Tai – Carregador com corpo e faixas para cruzar, ideal para bebês que já sustentam a cabeça, apesar de algumas boas marcas terem medidas para usar desde RN. O tecido sempre em 100% algodão (brim ou tricoline), com costuras reforçadas nas alças e cintura.



"O primeiro que eu usei com o Caio foi o de argola, mas eu não curti muito. Depois eu passei para o Wrap sling e amei. Eu comecei a usar desde que ele tinha 1 mês de vida, principalmente para passear ou resolver alguma coisa na rua. O Caio sempre gostou muito de ficar no sling, especialmente porque ficava bem pertinho de mim. Ele sempre dormia e eu ainda conseguia amamentá-lo quando precisava." - Dânae, mãe do Caio de 9 meses.
Caio no Wrap Sling

“Foi ainda durante a gravidez do Alan, que agora está com 8 meses, que eu comecei a pensar em algum carregador para meu bebê. Como teria que dar conta de tudo sozinha no início (cuidar do filho, cozinhar, lavar roupa à mão, passar, etc.), fiquei preocupada em como conseguiria essa façanha. Já tinha visto algumas amigas com o sling e outras com cangurus. Para mim, eram só formatos diferentes, mas “tudo a mesma coisa”. Por isso, assim que o Alan fez um mês, passei a carregá-lo em um canguru (não-ergonômico). Eu achava que estava fazendo tudo certo. Ele ficava naquilo boa parte do dia, dormia nele enquanto me dedicava às tarefas de casa. Quando ele fez 3 meses, uma amiga me alertou sobre o risco desse tipo de canguru e me perguntou porque eu não usava o sling. Entrei num grupo do Facebook chamado “Slingando” e, a partir daí, passei a ficar mais informada sobre os perigos que certos carregadores proporcionam.Preciso dizer que, até o momento, o wrap sling foi o de melhor adaptação para o meu bebê e eu.  Ele é bastante confortável e não é tão difícil como aparenta. Muita gente acha que ele não é seguro, porque é um “pano”, mas a amarração básica, por exemplo, é extremamente confiável e melhor que esses cangurus estruturados.Como minha sogra é coreana, ela me mandou dois dos modelos mais usados no país, chamados de Podaegi. Um é composto por uma “cadeirinha”, fazendo com que o bebê fique na posição fisiológica e não comprometendo a bacia dele. O outro é usado nas costas e é meio complicado de prender, mas é o mais antigo estilo coreano e as vovós adoram.” - Ariane Annunciação - mãe do Alan de oito meses.

Alan no Wrap Sling

Como usar?
Eu achei na internet um passo a passo de como usar de forma mais básica o Wrap Sling e o Sling de argolas. Mas, se vocês procurarem, vão encontrar muitos vídeos que ensinam diversas formas de amarrar e usar. É importante ressaltar que é muito seguro de carregar o bebê. Se estiver amarrado certinho, não tem chance dele cair. E pode ser usado desde recém-nascido.


Sling de argola

Wrap Sling

Onde comprar? 
No site www.slingando.com.br você encontra todas as informações sobre os slings, aprende como amarrar e pode comprar o modelo que achar melhor. O endereço da lojinha é http://www.lojadobabysling.com/pt.html

Fonte: www.slingando.com.br
Grupo Slingando no Facebook https://www.facebook.com/groups/slingando/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário