segunda-feira, 29 de junho de 2015

Exame de sangue. A primeira vez.



Na hora que o pediatra prescreve o primeiro exame de sangue, normalmente após o primeiro ano de vida, é normal a mãe se desesperar e várias dúvidas surgirem,
A realização do exame é super importante. É uma tarefa que exige habilidade específica dos profissionais envolvidos, pois muitas vezes as crianças não têm condições de cooperar com o exame, pela própria idade e tempo de vida, às vezes dias. Mas ele precisa ser feito!


“No meu caso, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi: exame de sangue?! Aquele que tem que furar o braço, ficar paradinho?! Como faz?! Nem preciso dizer que passei a noite pensando em como seria isto, né? Minha experiência no primeiro exame da Sofia, quando ela tinha um pouco mais de 1 ano de idade não foi nada boa. Na época prometi que a segunda vez seria diferente. Teria que “montar” um esquema para que minha filha sofresse menos. Bom, esse dia chegou! O pediatra da Sofia, agora com 2 anos e 10 meses, pediu vários exames de sangu. Eu, como toda mãe, estava em “pânico”, pois como disse anteriormente a primeira vez foi aquela choradeira. Como dessa vez eram vários exames e não queria que minha filha passasse por tudo de novo, marquei uma coleta domiciliar. A melhor decisão da vidaaaa! Quanto custou? Apenas R$45! A coleta foi um sucesso! A enfermeira utilizou a agulha “borboletinha” e isso ajudou muito a minimizar a dor. Sofia deu uma choradinha básica na hora da picada e depois se distraiu. Eu não fiquei estressada e ela também não. Aliás, o estresse pode alterar algum resultado. Sabiam? Da outra vez, por conta do estresse, pois a Sofia chorou bastante, o resultado da glicose foi acima do normal. Além do exame de sangue, fizemos uma coleta de xixi e fezes. Dessa vez bem mais fácil, pois a Sofia já não usa mais fralda. Exame de urina em bebês que usam fraldas é mais complicado. Mas isso é tema para um outro post rsrs. Espero que demore um pouco para precisar fazer exame de novo na minha pequena, mas se for necessário, agora já sei que é mais fácil do que parece”. - Danielle Campos, mãe da Sofia, de 2 anos e dez meses.

Dicas:
  • Explicar para a criança o que irá ser feito e por quê;
  • Se rolar a pergunta: vai doer? Fale a verdade: vai doer só um pouquinho e vai passar rápido!;
  • Na hora do exame, coloque a criança no seu colo e a distraia contando historinha.
  • Se possível, prefira a coleta domiciliar. Em casa, as crianças costumam ficar mais tranquilas.
  • Peça ao técnico que vai fazer o exame para usar a agulha borboletinha.  A seringa direto na veia dói bastante
  • Conte para nós como foi a sua experiência e ajude outras mamães de primeira viagem a passarem por esse momento “tenso”.
  • Para fazer exames de urina nos bebês que usam fralda, prefira o saco coletor. É um pouco melhor do que aquele potinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário